ETIQUETA NAS REDES SOCIAIS: Aprendendo a se comportar melhor

Advindo de comportamentos de pessoas nas redes sociais. Resolvi escrever esse post, pois acredito que a imagem que muitos mostram nesse veiculo de comunicação, muitas das vezes distorce a realidade ou prejudica usuários na vida profissional e até mesmo pessoal.

FONTE: http://souzasantos.com.br/more/pequeno-manual-de-etiqueta-nas-redes-sociais/

FONTE: http://souzasantos.com.br/more/pequeno-manual-de-etiqueta-nas-redes-sociais/

 Vou dar algumas dicas aqui para melhorar seu perfil no Facebook, Twitter e Linkedin.

1) Evite fotos de peças intimas (camisola, pijama, cueca, calcinha e sutiã) e de roupas de banho (biquíni, sunga, de toalha). Isso se aplica também para homens que postam fotos sem camisa em fotos de perfil, isso se aplica a qualquer rede social. Capa de foto do facebook também deve ser evitada. Evite também fotos provocantes, tipo fazendo biquinho, usando a língua, mordendo os lábios. Evite também fotos de bebida no seu perfil.

PROBLEMAS: Quando você tem essa postura, você acaba se expondo demais, se mostrando demais. Lembrem-se, muitas empresas olham seus perfis nas redes sociais e seu comportamento influenciará na sua seleção em caso de empregos. Ser discreto é a chave da elegância, então evite fotos que lhe exponham demais. Você quer trabalhar devido a sua competência profissional ou com seus atributos físicos?

2) Identifique que tipo de perfil deseja ter antes sair adicionando todo o tipo de pessoa. Como você vai adicionar seu chefe se você fala mal do seu trabalho todo tempo?

PROBLEMAS: Quando as pessoas adicionam outras nas redes sociais, elas têm que perceberem que todo mundo saberá de sua vida, seu comportamento, das coisas que você gosta, das que não gosta, onde você está. Então, muito cuidado com alguns tipos de postagens. Se você tem noção do seu perfil ou de seu comportamento, pode aceitar ignorar ou adicionar qualquer pessoa, desde que não ofenda ninguém. É muito deselegante gente que manda indireta todo tempo para algum amigo indesejado nas redes sociais.

3) Aprenda a usar as redes sociais, saiba as diversas ferramentas que eles possuem. (esse item serve para resolver o item 2)

No facebook existem três ferramentas imprescindíveis.

  • Deixar de seguir alguém; serve para aquelas pessoas que você aceitou para não fazer desfeita ou que posta coisas que você não gosta tipo religião, politica e futebol. Basta ir ao perfil dessa pessoa e deixe de segui-lo, você não verá mais postagens dele e continuará sendo seu “amigo”.
  • Grupo restrito: serve para você colocar pessoas que você não conheça, mas que aceitou como amigo ou pessoas que não deseja que veja sua vida pessoal. (tipo professores, chefes, alunos etc). Tem essa ferramenta no lado direito do facebook na parte AMIGOS>RESTRITOS> ADICIONAR
  • Compartilhar com quem: Esse item serve para você compartilhar suas portagens com quem você quiser, com amigos (sem os restritos), com o público (com todo mundo que olhe seu perfil, incluindo os restritos) e personalizado (você escolhe quem ou que grupo deseja ver sua postagem)

No Linkedin

  • Linkedin é um perfil profissional então você pode deixar ele um perfil público ou privado, mas nada de postar sua vida pessoal. Ele é exclusivamente um perfil profissional, então coloque seu currículo nele, seus projetos, seu planejamento, as empresas que gostaria de trabalhar, as pessoas que gostaria de aprender, são “amigos” profissionais, tipo colegas de trabalho.

No twitter

  • Twitter é uma rede de noticias. São compartilhadas mensagens curtas, rápidas, inteligentes e com um único objetivo de informar, seja sua vida profissional ou pessoal. Você pode deixar ele um perfil público ou privado. Então nada de usar Hashtags em vão. O hashtag é uma palavra-chave precedida pelo símbolo #. Então nada de fazer hashtags com frases tipo #acordarcedoéumsaco #diamuitolegal #muitorealizadahoje #namoradolindo. Hashtags fazem com que o conteúdo do seu post seja acessível a todas as pessoas com interesses semelhantes, mesmo que eles não sejam seus seguidores ou fãs. Por exemplo, digamos que você seja um fã da Apple e que você esteja pensando em comprar um iPhone 5. Ao pesquisar por “#iPhone5″ em qualquer rede social irá mostrar os posts e fotos de todos os usuários que usaram “#iPhone5″ em suas mensagens.  Fonte http://pt.wix.com/blog/2013/11/o-que-sao-hashtags/

4) Evite erros de português

Quando for postar qualquer coisa, faça sempre uma revisão do seu texto. Coloque-o no Word ou em qualquer lugar que corrija seus erros de pontuação, ortografia e gramática. Erros de português nas redes sociais são imperdoáveis. Tipo o velho “concerteza” que tantas pessoas ainda utilizam, quando vejo isso “com certeza” eu fico horrorizada.

5) Faça postagens da sua vida profissional.

Quando você identifica que as redes sociais tem sim um papel de relevada importância sobre você, você começa a perceber que seu comportamento, suas postagens e atitudes mostram quem você é. Então é sempre bom usar dessas redes para falar da sua vida profissional, o que você faz, quais são suas habilidades etc. As redes sociais são seu cartão postal, sua marca, seu marketing pessoal. Não as utilize em vão.

            Espero ter ajudado a melhorar sua postura nas redes sociais, isso são apenas alguns dos comportamentos do seu marketing pessoal. Ainda tem muitos outros comportamentos, mas com o devido amadurecimento você conseguirá enxergar e usar o bom senso para utiliza-lo. Enfim, vou procurar postar mais algumas coisas esses dias, já que agora estou com um pouco mais de tempo.

Obrigado por me visitar.

Gostou? Compartilhe aqui:
  • Twitter
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • Yahoo! Buzz
  • Google Buzz
  • Add to favorites
  • Print
  • email
  • RSS

Sobre Luciana Souza

Concluiu Especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília UCB/DF. Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará (2012) e formação técnica em Planejamento e Organização de eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2008). Atualmente trabalha como consultora e assessora de viagens, eventos e visto americano. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em agência de viagens, consultoria de visto americano, organizadora de eventos e já lecionou aulas de etiqueta empresarial, telemarketing, marketing pessoal, relacionamento, comunicação, recepção de eventos, relações interpessoais, ética e atendimento ao publico.
Esta entrada foi publicada em NOTICIA DE TURISMO. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a ETIQUETA NAS REDES SOCIAIS: Aprendendo a se comportar melhor

  1. Pingback: Etiqueta nas Redes Sociais | Adriana Neves

  2. Luciana Souza disse:

    Adriana, olhei a postagem. Muito bom, obrigada pela indicação. Abraços

  3. Alessandra disse:

    Luciana, obrigada por compartilhar as dicas. Melhor texto sobre etiqueta nas redes sociais !

  4. Luciana Souza disse:

    Obrigada pela leitura Alessandra. Preciso voltar a escrever e seu comentário ajuda bastante nisso. Abraços

  5. Pingback: 🇧🇷 Etiqueta nas Redes Sociais – THE DIGITAL MARKETEAM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *