Etiqueta profissional nas redes sociais.

Fonte imagem: http://www.scrittaonline.com.br/etiqueta-nas-redes-sociais/

Você anteriormente na busca pelo mercado de trabalho, entregava seu currículo impresso e estava tudo bem, hoje meu caro você esta sendo visto ou “vigiado” por diversas pessoas, empresas, instituições e os mais diversos perfis que possa imaginar. Então vamos ter mais cuidado com nossas vida pública e postagens!? Pensando um pouco nisso, na minha vida e naquele bate papo descontraído no Networking resolvi ressaltar alguns pontos relevantes para melhorar sua imagem e postura profissional.

  1. LINKEDIN – Rede social profissional. Essa rede é imprescindível para o mundo dos negócios. Se você não tem, corre para fazer a sua. Eu e diversas pessoas que estão hoje em grandes empresas foram “achadas” nessa rede. Eu costumo dizer que é seu currículo online em uma rede social, mas profissional. Lugar para colocar suas habilidades que por sinal são recomendadas por outras pessoas na sua rede, fator esse bem relevante. Você encontra vagas de emprego, empresas e pessoas para seguir, artigos, grupos com os mesmo interesse e seu networking fica bem mais interessante nesse ambiente. Lembre -se que só é lembrando quem é visto. Meu linkedin Luciana Barbosa.
  2. FACEBOOK – Essa rede você pode ter ou não, fica a seu critério. Mas deve ter cuidado com postagens que contradizem o que faz ou que mostrem demais sua vida pessoal. Cuidado com o que compartilha só para “amigos ” e principalmente público. Evite postagem que causam muito alvoroço, como religião, futebol e princialmente politica, pois muitas das vezes somos taxados e tudo está a um print da mão. Tudo pode ser usado contra você. Ok?
  3. WHATSAPP – Depois desse aplicativo, ligação é prova de amor. Cuidado com fotos de perfil que expõe muito você, como corpo inteiro e roupas intimas. Lembre-se da sua privacidade, basta ir nas configurações do aplicativo e escolher o que quer “mostrar”. Compartilhar correntes nem sempre é uma boa, ainda mais se você não sabe se é verdade ou não e jamais mande nada violento, grosseiro, pornográfico e/ou coisas do tipo para pessoas que você não tenha intimidade para tal atitude. Por mais que a pessoa esteja online, não seja indelicado em mandar mensagem fora no horário comercial se o assunto for de trabalho e nem cobre nada, jamais. Seja discreto.
  4. E-mail – Nada pior do que pedirem seu e-mail e você dizer: gostosinha.fulana12@hotmail.com; tdbtarado@gmail.com. Se ainda tiver e-mails assim troque o mais rápido possível, já evoluímos muito para ouvir isso. Preferencialmente crie e-mails com seu nome e sobrenome com no máximo ponto, travessão e underline.

Poderia falar de vários outros exemplos, mas para não ficar algo muito extenso e chato, resolvi citar apenas esses itens. Já lecionei cursos de etiqueta profissional que levou boa carga horário sobre o assunto. E o que indico sempre é o velho bom senso e discrição. Nesse mundo globalizado, nossas informações estão por toda parte e principalmente aos olhos de quem quer ver o que você deixou mostrar. Repense no seu currículo online, como ele anda sendo ‘impresso’ por ai… podem olhar ele agora e te chamarem para uma entrevista amanha? Rsrs

Luciana Souza

Concluiu Especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília UCB/DF. Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará (2012) e formação técnica em Planejamento e Organização de eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2008). Atualmente é diretora regional e consultora de vistos consulares na empresa Globalvisa assessoria internacional. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em agência de viagens, consultoria de visto americano, organizadora de eventos e já lecionou aulas de etiqueta empresarial, telemarketing, marketing pessoal, relacionamento, comunicação, recepção de eventos, relações interpessoais, ética e atendimento ao publico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.