Ministério do Trabalho dá inicio ao processo de reconhecimento da profissão de Turismólogo.

turismologos

Ministério do Trabalho dá inicio ao processo de reconhecimento da profissão de Turismólogo.

Protocolado nesta quarta-feira, com o número MTE 4600.02180/2010-16, o Instituto Brasileiro de Turismólogos entregou ao Ministério do Trabalho e Emprego, dados e tabulação relativa à pesquisa realizada no último mês de setembro, onde apontou a situação profissional, registrando participação de 4.416 profissionais em todo o país, o documento possui 330 páginas e envolveu 10 turismólogos em sua elaboração.
A próxima etapa será realizada pela Divisão de Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, que analisará as funções desempenhadas pela categoria.
Dados complementares deste trabalho serão disponibilizados no site do Instituto.
Seguem alguns dados obtidos com a pesquisa.
• Universo quantitativo da pesquisa 4.416;
• Formação por década: de 71/80=36; de 81/90=77; de 91/00=333; de 01/10=3.746;
• Futuros profissionais: de 2011/15=224;
• Atuam no setor 2.583 (58,5%);
• Dos que atuam 80% estão no operacional e 20% gestão.
• Dos que atuam 85% no setor privado e 15% no setor público;
• Não Atuam no setor 1.833 (41,5%);
A CBO é o documento normalizador do reconhecimento para fins de classificação, nomeação e codificação dos títulos e conteúdos da ocupação do mercado de trabalho brasileiro – SEM FUNÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL.
Destacamos que um representante do Ministério do Trabalho estará presente como palestrante no Congresso Brasileiro de Turismólogos, a ser realizado de 12 a 15 de novembro em Belo Horizonte, Minas Gerais, apresentando a importância deste trabalho.

Luciana Souza

Concluiu Especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília UCB/DF. Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará (2012) e formação técnica em Planejamento e Organização de eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2008). Atualmente é diretora regional e consultora de vistos consulares na empresa Globalvisa assessoria internacional. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em agência de viagens, consultoria de visto americano, organizadora de eventos e já lecionou aulas de etiqueta empresarial, telemarketing, marketing pessoal, relacionamento, comunicação, recepção de eventos, relações interpessoais, ética e atendimento ao publico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.