Não sabe o que fazer com objetos sem uso que tem em casa? Participe do projeto Reconstruções!

Projeto “Reconstruções”, do centro acadêmico de Design da UEPA, aceita doações que vão desde de brinquedos e garrafas descartáveis, até móveis velhos e sucata de computador. Tudo será transformado e reutilizado, e com muita criatividade.
Garrafas de vinho que se transformam em luminárias, máquinas de datilografia que viram vasos, estrados de cama que se tornam mesas e por aí vai. Esses são apenas alguns dos produtos idealizados a partir do projeto
Reconstruções, uma iniciativa do centro acadêmico de Design da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e de um grupo de designers formado por Maécio Monteiro, Yorrana Maia e Klébeson Moura.
O objetivo do Reconstruções é promover ações na universidade que permitam a integração dos alunos e que estimulem a conscientização e novas metodologias do design, além de incentivar o aproveitamento de produtos usados através da sua reutilização, ao invés de simplesmente descartá-los no lixo.  O projeto aceita doações de roupas, sucata de computador, cartuchos de impressos, brinquedos, utensílios de cozinha, vinis, móveis velhos, sapatos, chapéus, garrafas, tudo o que tiver sobrando na sua casa e que você queira se desfazer. E ainda conta com um serviço delivery, que pode ir até a sua residência buscar móveis velhos antigos, que não sejam muito grandes ou estejam danificados com pragas . A condição é apenas uma: “Nós aceitamos doações de qualquer coisa que sua imaginação permitir, menos de seres vivos!”, brinca a publicitária e estudante de design, Vanessa Simões. “Estamos contando também que algumas empresas possam doar seus resíduos para nosso projeto, como as gráficas, com restos de banner e as malharias, com retalhos de tecidos”, diz.
Os objetos arrecadados passarão por um processo de transformação, através de um ciclo de oficinas realizadas nos próximos quatro sábados, dias 11/09, 18/09, 25/09, e 02 de outubro, sempre das 09h às 12h. O resultado das oficinas será exposto e comercializado em um Bazar, nos dias 16 e 17 de outubro. Para se inscrever nas oficinas é necessário pagar uma taxa de R$10 e entregar uma sacola de produtos usados para os trabalhos. As inscrições nas oficinas podem ser feitas até esta sexta (10).
Podem participar estudantes de design e moda, de qualquer instituição de ensino. Serão realizados três grupos de trabalho: moda, móveis e objetos. A intenção é trabalhar com uma vasta gama de produtos, sem perder o foco e a orientação mais individualizada das especialidades do design. “Iniciativas dessa natureza nos levam a refletir sobre o papel dos produtos no nosso cotidiano, que vai desde a reflexão sobre o desperdício e descarte de produtos diariamente feito por nós, até o gasto desnecessário de recursos, sejam estes financeiros ou naturais. Na prática, essa iniciativa nos leva a olhar os produtos que nos cercam com outros olhos, antes de descartar ou, até mesmo, quando vermos algo jogado nas esquinas, pensar que aquilo poderia estar sendo útil na forma de algum produto”, diz Klébeson Moura, designer e um dos oficineiros.
As doações podem ser entregues na UEPA, campus do CCNT, localizado na tv Enéas Pinheiro 2626, entre João Paulo II e Perimetral. O projeto tem o apoio da  “Casa 252”, que cederá um espaço em um dos dias da oficina e também nos dias do Bazar. Mais informações podem ser obtidas através do blog do centro acadêmico http://www.cadesignuepa.blogspot.com/ ou com os organizadores: Vanessa Simões (8102-6621) e Túlio Cordeiro (9125-1712)
Texto: Vanessa Monteiro, jornalista.
Centro Acadêmico de Design – CADE/UEPA
cadesignuepa@gmail.com
FONTE: Via e-mail, http://www.cadesignuepa.blogspot.com/

Luciana Souza

Concluiu Especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília UCB/DF. Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará (2012) e formação técnica em Planejamento e Organização de eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2008). Atualmente é diretora regional e consultora de vistos consulares na empresa Globalvisa assessoria internacional. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em agência de viagens, consultoria de visto americano, organizadora de eventos e já lecionou aulas de etiqueta empresarial, telemarketing, marketing pessoal, relacionamento, comunicação, recepção de eventos, relações interpessoais, ética e atendimento ao publico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.