O que devo seguir: carreira acadêmica ou mercado de trabalho?

Batendo papo com um primo sobre essa temática do que fazer depois da faculdade. Resolvi colocar alguns dos meus pontos de vista sobre essas dúvidas que tira muito sono dos estudantes e profissionais.

Sem título

Está acabando a universidade e não sabe o que fazer? Carreira acadêmica seguindo mestrado, doutorado e PhD. ou mercado de trabalho, seguido de emprego e carreira resolvida?

Vamos lá a algumas questões que deve pensar antes de tomar sua decisão.

1) Primeiramente qual é seu perfil? Se você viveu para estudar, não trabalhou, tem artigos publicados em eventos e em periódicos, apresentou painéis e/ou banner e passou em projetos de pesquisas tipo PIBICT E PIBEX. Você se enquadra em um perfil acadêmico. Agora se você apenas frequentou a universidade e sempre trabalhou para se manter, ou melhor, ainda casou faculdade e mercado de trabalho na área que estuda. Você se enquadra no mercado.

2) Identificando seu perfil você pode escolher melhor, agora se você é parcialmente acadêmico e quer mercado, você tem um problema. O mesmo se aplica para quem sempre trabalhou e agora quer a vida acadêmica. Ambos os casos tem como ser resolvido, mas fatores importantes devem ser pensados.

  • No primeiro caso (acadêmico > mercado), você que viveu para a universidade e agora quer o mercado de trabalho, você pode conseguir emprego com os profissionais que sempre teve contato, tipo professores e colegas da universidade.  Outra saída é a especialização, procurar tipo cursos de MBA que lhe tornaram mais especialistas em algum assunto, lembre-se que quando sai da universidade você sai com um leque de opções na sua área. Pode também se dedicar aos concursos ou abrir seu próprio negocio, mas lembre-se ambos requer dedicação e tempo, e você precisa focar no que quer, então pense bem!
  • No segundo caso (mercado> vida acadêmica), considero esse um dos mais difíceis, pois uma vez que começa a ganhar dinheiro e perde o contato com os professores e já não tem mais a vida na universidade é muito difícil voltar, mas não é impossível. Às vezes é até bom o “aluno” esta no mercado e ver que precisa se capacitar mais e volta para a universidade, em outros casos é dificultoso, pois passar nos processos de seleção do mestrado e doutorado é cada vez mais difícil. Então a dica é não perca contato com os professores e sempre leia livros na área, vai que você tem um grande projeto guardado em sua mente esperando ser mais lapidado. Mas lembre-se você precisa pensar em dinheiro, pois ou você ganha bolsa de pesquisa e consegue somente estudar, ou você tem que ter uma grana extra ou alguém que te banque para somente estudar, pois é muito complicado trabalhar e estudar nesse caso. A vida acadêmica requer muito estudo, pouco dinheiro (para quem ganha bolsa) e muita dedicação para conseguir trilhar. Pense bem.

3)Para os de carreira acadêmica; você sempre viveu na universidade e têm muitos projetos e agora esta fazendo seu mestrado ou doutorado, parabéns você está no caminho certo.

4) Para os profissionais do mercado; que já se formaram e logo conseguiram emprego na área e estão super felizes com o dinheiro que ganham e com o trabalho que fazem parabéns você é um sortudo e com certeza um excelente profissional.

5) Para os perdidos; tenha foco, estabeleça metas e corra atrás. Sonhe se planeja e lembre-se nunca é tarde para correr atrás do que se quer ou mesmo recomeçar.

Bem leitores, espero ter ajudado um pouco a abrir seus horizontes. O mundo está cheio de grandes oportunidades e não se esqueça para um bom profissional não falta emprego.

 “Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade.” Elmer Letterman

Luciana Souza

Concluiu Especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília UCB/DF. Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará (2012) e formação técnica em Planejamento e Organização de eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2008). Atualmente é diretora regional e consultora de vistos consulares na empresa Globalvisa assessoria internacional. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em agência de viagens, consultoria de visto americano, organizadora de eventos e já lecionou aulas de etiqueta empresarial, telemarketing, marketing pessoal, relacionamento, comunicação, recepção de eventos, relações interpessoais, ética e atendimento ao publico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.