Principais perguntas sobre o visto americano de turismo B1/B2

Muitas dúvidas surgem quando solicitantes vão tentar um visto americano de turismo e como isso faz parte da minha rotina e também por sempre estar antenada nas fontes oficiais, resolvi fazer essa postagem afim de sanar algumas dúvidas ou mesmo criar novas.

1: Tenho que ir fazer uma entrevista para obter o visto americano?

Sim, a grande maioria dos solicitantes devem comparecer para uma entrevista com o oficial consular para a avaliação se é apto ou não para viajar ao Estados Unidos. Alguns solicitantes se enquadram em isenção de entrevistas.

2: Quem são os isentos de visto americano?

Todos os brasileiros precisam de um visto válido para viajar aos estados unidos.

3: Já tive um visto americano, preciso fazer todo o procedimento de entrevista de novo?

Depende, existe um programa de isenção de entrevista que informa aos brasileiros que tiveram um visto valido ou expirado nos últimos 12 meses não precisam comparecer para a entrevista. Mas precisam levar a documentação as Centro de atendimento do solicitante de visto (CASV).

4: Crianças precisam de visto?

Sim, todos os brasileiros independentes de idades precisam de um visto americano válido para visitar os Estados Unidos.

5: Como funciona o programa de *isenção de entrevista de visto americano?

De acordo com as fontes oficias, os brasileiros em geral não necessitam agendar entrevista no consulado ou embaixada se:

  • possuem idade inferior a 14 anos ou acima dos 79 anos e estão solicitando visto B1/B2 (negócios/ turismo) pela primeira vez; ou
  • possuem idade inferior a 14 anos ou acima dos 79 anos, estão renovando visto e nunca tiveram um pedido de visto recusado; ou
  • estão renovando vistos da mesma categoria, expirados em até 12 meses, e nunca tiveram um pedido de visto recusado.

*Mesmo se encaixando no programa de isenção da entrevista, a seção consular se reserva ao direito de chamar qualquer solicitante para uma entrevista, caso julgue necessário.

6: Em quanto tempo fica pronto um visto americano?

Após a entrevista e caso de aprovação, o visto será confeccionado em seu passaporte durando em média 10 dias, dependendo de lugar para lugar. A maioria dos solicitantes optam por receber seu passaporte com o visto em sua residência e outros coletam no CASV, esse último tem uma duração menor, uma média de 5 dias.

7: Meu visto tem possibilidade de ser negado?

Um dos principais motivos de negação de visto para brasileiros são devido a vínculos. Vínculos esse que envolvem estudo, trabalho, família, bens entre outros.

Outro quesito de negação são inconsistência de informação prestada ao consulado, bem como se contradizer na hora da entrevista. Tudo tem que estar casando, documentação e informação.

E por ultimo e mais importante são informações ou documentações falsas, quando aplica um visto americano e submete o formulário para análise, seu processo está sobre lei de perjúrio. Todo e qualquer solicitante deve prezar pela verdade, sempre. Caso seja pego nesse item, você pode ficar inelegível para os EUA por ate 10 anos. E durante esse período você não pode nem mesmo solicitar um visto.

8: Qual a documentação para solicitar o visto?

A maioria dos documentos são de respaldos, servem para confirmar tudo o que disse no formulário que foi submetido para o consulado. Existe uma lista padrão que envolve documentos de renda e vínculo, como imposto de renda, contracheque e extratos bancários. Mas dependendo do caso pode adicionar ou substituir esses documentos.

9: Tive um visto negado, quando posso solicitar um outro novamente?

O recomendável é que faça uma nova tentativa apenas quando mostrar uma mudança significativa do processo anterior.

Ex: Estava na faculdade, não trabalhava e tive um visto negado. Agora sou funcionário público e gostaria de tentar novamente.

O caso acima houve essa mudança, então não existe prazo fixo de 6 meses para tentar de novo. Já tivemos caso que o solicitante fez a segunda tentativa três dias depois e teve visto aprovado. Então deve ter cautela com isso.

10: Preciso ter passagem aérea ou excursão comprada, isso ajuda ou piora?

Nas fontes oficiais tem um anúncio que informa que não deve comprar passagem antes de ter um visto em mãos, afim de evitar transtornos para o solicitante.

Enfim caso tenha mais dúvidas entre em contato.

 

Luciana Souza

Concluiu Especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília UCB/DF. Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará (2012) e formação técnica em Planejamento e Organização de eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2008). Atualmente é diretora regional e consultora de vistos consulares na empresa Globalvisa assessoria internacional. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em agência de viagens, consultoria de visto americano, organizadora de eventos e já lecionou aulas de etiqueta empresarial, telemarketing, marketing pessoal, relacionamento, comunicação, recepção de eventos, relações interpessoais, ética e atendimento ao publico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.